A importância de ter o imóvel regularizado na prefeitura
Voltar para o blog

A importância de ter o imóvel regularizado na prefeitura

Ter seu imóvel regularizado na prefeitura é de extrema importância, seja para imóveis residenciais como para comerciais. Muitas pessoas não possuem o conhecimento disso e são surpreendidos quando o problema bate na porta.

 

Mas afinal, o que é ter seu imóvel regularizado?

Um imóvel regularizado é aquele que está em ordem com todas as normas da Prefeitura. Todos os documentos referentes ao imóvel estão em dia. Está dentro das normas da Lei de Zoneamento e do Código de Obras e Edificações e não possui nenhuma pendência. Por exemplo, ao realizar uma reforma no seu imóvel é preciso regularizá-lo deixando claro as mudanças que forem feitas.

 

E por que regularizar?

É muito comum encontrar edificações que estão em desacordo com a prefeitura. Seja por dívidas, morte do proprietário, pendências nos cadastros, entre outros pequenos problemas que o fazem irregular. E assim, seja residencial ou comercial, muitas consequências podem ocorrer caso você não possua o imóvel regularizado.

 

Começando pelo principal fator, o bolso. Sim, é preciso desembolsar uma certa quantia para pagar as taxas obrigatórias para ter o imóvel regularizado. Porém, o não cumprimento do mesmo pode trazer multas ao proprietário que chegam a 4x o valor dessas taxas.

 

Assim, estar em dia evita que você esteja a mercê de fiscalizações e seja multado inesperadamente, prevenindo gastos futuros. Para estabelecimentos comerciais isso se torna ainda pior, pois pode chegar a interdição e fechamento do local.

 

Outra importância de se regularizar um imóvel é que isso o torna apto para a venda. Para realizar a venda de qualquer imóvel é preciso que ele esteja dentro das normas e com os documentos em dia.

 

Caso chegue o dia que você queira vender seu imóvel e ele não esteja regularizado, isso tornará o processo muito mais lento e burocrático. Além de que, o imóvel não regularizado sofre uma desvalorização no mercado que não é desejada por ninguém.

 

Outro motivo é que, tendo seu imóvel de acordo com as normas vigentes do município, é possível ter acesso a financiamento. Dessa forma, pode-se investir no mesmo, seja para uma reforma, comercialização ou uma melhora no seu comércio.

 

Ademais, uma vez regularizada, é possível legalizar o funcionamento de um comércio e registrar sua casa no Cartório de Registro de Imóveis.

 

São inúmeros os benefícios atrelados a manter seu imóvel regularizado. É um processo que se realizado com paciência, organização e juntamente com um responsável credenciado pelo CREA se torna simples e evita problemas futuros. E aí, o que está esperando para regularizar seu imóvel?

 

Por

Mercado Imobiliário

Outros posts

  1. Veja Como Será O Imóvel Ideal Após A Pandemia

    Veja Como Será O Imóvel Ideal Após A Pandemia

    O Imóvel Ideal Após A Pandemia – Janelas Amplas, Que Permitam Ventilação Eficaz, Estão Na Lista De Prioridades De repente, aquela esteira ergométrica que ficava guardada no quarto da bagunça passa a...

  2. Santander Passa A Financiar Até 90% Do Valor Do Imóvel

    Santander Passa A Financiar Até 90% Do Valor Do Imóvel

    O Santander anunciou que aumentou o percentual máximo do financiamento imobiliário de 80% para 90% do valor do imóvel. A nova regra vale para financiamento de unidades residenciais pelo Sistema de Amo...

  3. Saiba Como Usar O Saldo FGTS Para A Compra Da Casa Própria

    Saiba Como Usar O Saldo FGTS Para A Compra Da Casa Própria

    Quem Possui O Saldo No FGTS, Pode Usar A Quantia Para A Compra De Imóveis E Construção, Para Quitar Totalmente Ou Parcialmente A Dívida Em Financiamento Em 2019, a Caixa Econômica Federal registrou 2...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência.

Dahmer Imóveis

(51) 99812-2918